segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Auto estima não é problemas só de gordinho!

Tenho lido muitas matérias sobre gordinhas que resolveram se aceitar e passaram a viver uma vida mais feliz. E muitas vezes estes depoimentos são pontuados pela máxima "não é preciso ser magra para ser feliz" e "existem outras coisas além da beleza física". Concordo plenamente com estas duas idéias.

Quero apenas ressaltar alguns aspectos.

Existe um mito de que quem é magro é feliz e quem é gordo não. Conheço muitas pessoas que mesmo magras, ou em concordância com o estereótipo de beleza vigente, que não gostam de sua aparência e vivem querendo mudar alguma coisa, seja o peso, o cabelo, o nariz ou qualquer outra elemento.

Através da minha observação percebo que raramente uma pessoa (seja qual for o tamanho, etnia ou idade) está satisfeita com quem ela é. E mesmo quem é magro se acha gordo, ou quer se livrar de algumas partes de sua magra anatomia que insistem em destoar do seu corpo, como uma barriguinha saliente ou um culote.

Ou insatisfações do tipo : não tenho mais o corpo de 10 ou 20 anos atrás. Na verdade, razões para se estar insatisfeito não faltam.

Acredito que estejamos vivenciando uma espécie de epidemia de insatisfação com o próprio corpo (e consigo mesmo, como um todo) que atinge mulheres de todos os tamanhos e tipos, as crianças e os homens.

Obviamente, para quem é gordo talvez estas insatisfações e a vergonha do próprio corpo sejam mais dolorosas, porque em uma sociedade na qual magro= bonito, estamos em desvantagem. Até porque é aceitável ser feio pelos padrões atuais, mas não se pode ser gordo.

De qualquer maneira, acho muito preocupante que as pessoas se sintam tão insatisfeitas consigo mesmas, independente de seus tamanhos, e por isso acho que a questão do reforço da auto estima é algo importante para todos, especialmente as mulheres, cuja cobrança estética da família, parceiro, mídia, médicos etc.. é bastante intensa.

Outro ponto que gostaria de salientar é "existem outras coisas além da beleza física". Vivemos em uma era na qual a beleza física assume uma importância tão grande que é até mesmo confundida com valores como caráter e bondade.

Valorizar outros aspectos que tornam cada pessoa única, tais como sua personalidade, senso de humor, valores, honestidade, etc... é um exercício de extrema importância.

Contudo, ainda que não sejamos apenas nossa aparência, também somos a nossa aparência.

Sendo assim, assumir-se feliz sendo gordinha implica também no fato de que somos bonitas assim. Gordas.

Vamos ir além do "olhem para nossa beleza interior".

Quero mais que isso: quero outras belezas, outras formas de entendermos a beleza.

A beleza interior reflete-se na exterior mas proponho irmos além do estereótipo do "sou gordinha mas sou muito legal".

O que eu quero mesmo é paremos de pedir desculpas, algo como, sou gordinha E sou legal. Sou gorda E bonita. Chega de "mas".

Vou finalizar com um trecho da sinopse do livro "Screw Inner beauty" (algo como f... a beleza interior) de Kate Harding e Marianne Kirby do blog Shapely Prose.

"Marianne and Kate sabem que a palavra gordo não significa nojento. Ou preguiçoso. Ou indisciplinado. Ou burro. Ao invés disso é apenas a descrição mais precisa para descrever corpos que não são magros. Então é hora de restaurar o sentido desta palavra e do que significa na realidade - desistir do que as autoras chamam de "Fantasia de ser magro" e trocá-la pelo " Prospecto realista de ser feliz como você é". Em Screw Inner Beauty você vai descobrir como viver a vida com alegria, orgulho, vivacidade, e um auto respeito saudável, não importanto o tamanho de suas roupas. Você aprenderá como comer o que seu corpo pede, fazer exercícios porque você gosta e ignorar todos os críticos (e a sua mãe) e esquecer de um número estúpido na balança".
Todos nós somos bonitos. É só ver além dos padrões rígidos que nos tem sido impostos. E a primeira pessoa, e a mais importante , a dizer isso para nós mesmos e para o mundo, somos nós! Portanto, não peça desculpas por ser quem você é, como você é. Qualquer que seja seu tamanho.

3 comentários:

  1. Amigaaaa
    esse texto está maravilhosooo
    nossaaa
    amei.....os gordinhos são felizes SIM!!!
    bjinhosss
    t adoro

    ResponderExcluir
  2. Minha lindinha é isso ai
    Te adoro
    Bjquinhasss

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto.
    Como gordinha, posso dizer: sou muito mais que isso.

    ResponderExcluir